E normalmente a área de marketing é uma das primeiras a serem cortadas e uma das últimas a ter o investimento retomado.
O problema é que essa é uma falsa economia….
Ao cortar a verba de marketing, as empresas correm o risco de perder a sua principal fonte de entrada de novos clientes e oportunidades de vendas….. que é justamente o que elas precisam para não apenas sobreviver, mas conseguirem crescer durante e após a crise.
Assim, ao invés de simplesmente cortar, esta pode ser uma excelente oportunidade para sua empresa rever suas estratégias, e começar ou intensificar seus investimentos em ações de marketing digital.
Para te ajudar nessa decisão, separei 7 razões para investir em marketing digital durante a crise:
1)Você pode começar com pouco
Muitas estratégias de marketing digital requerem pouco dinheiro para começar, principalmente quando comparado a ações de marketing tradicionais, como anúncios em revistas, impressão de folders ou folhetos, envios de mala direta pelo correio e a participação em eventos por exemplo.
Você pode:
- fazer anúncios no Facebook investindo R$10,00 por dia…
- enviar uma campanha de emails para sua base de clientes e potenciais clientes, pagando apenas pelo custo da ferramenta de envio.
- produzir conteúdos (artigos, videos, ebooks) e fazer ações nas mídias sociais de forma totalmente gratuíta.
- dar palestras online para milhares de pessoas, promovendo você e sua empresa como especialistas em seu mercado, sem gastar absolutamente nada.
2)Você pode medir cada real investido
A segunda razão para você investir em ações de marketing digital mesmo em momentos de crise, é que você consegue medir cada real investido em ações de marketing digital, e saber que resultado foi obtido, seja em:
Você consegue saber por exemplo o número de:
- pessoas que clicaram em seu anúncio
- emails enviados, abertos e clicados
- visitantes que acessaram o seu site
- cadastros recebidos
- oportunidades de negócios geradas
- vendas realizadas
- engajamento em suas ações nas mídias sociais
- e muito mais…
O tipo de informação que normalmente é difícil e as vezes impossivel de saber com ações de marketing não digitais, mas que em principalmente um momento de investimento limitado, são essenciais para saber o retorno sobre o investimento e quais ações devem ser intensificadas, otimizadas ou até canceladas…
3)Você pode saber QUEM respondeu às suas ações
Tão importante quanto poder medir quais ações estão dando ou não retorno é poder saber QUEM está respondendo às suas ações.
Imagine você ou um vendedor de sua empresa ligar para um potencial cliente para fazer uma venda e saber:
- quais emails ele recebeu, abriu e clicou
- quais páginas de seu site ele acessou (será que ele entrou na página de preços?)
- quantas vezes e quais conteúdos de seu site ele baixou (ebooks, documentos, vídeos, etc)
- quais postagens nas mídias sociais ele interagiu
- São informações extremamente valiosas, que podem sinalizar os interesses e momento de compra de seu potencial cliente, e fazer toda a diferença entre conseguir um SIM ou um NÃO na venda.
Estas e outras informações podem ser obtidas através da utilização de algumas ferramentas de automação de marketing existentes no mercado.
4)Você consegue falar com o seu público-alvo
Diferente de muitas formas tradicionais de comunicação, o marketing digital permite a você segmentar a sua comunicação e apresentá-la diretamente para o seu público alvo.
Você pode por exemplo anúnciar no Google para pessoas que neste exato momento estão buscando os produtos ou serviços que sua empresa oferece.
Ou então anúnciar no Facebook e falar exatamente com as pessoas que possuem o perfil de comprar as suas soluções.
Isso apenas para citar algumas possibilidades, mas existem inúmeras outras.
O fato é que você consegue apresentar sua empresa, produtos e serviços diretamente para quem pode comprar hoje ou no futuro, sem ter que gastar com pessoas que não possuem interesse e nem perfil para comprarem suas soluções.
Reduzindo o custo e o desperdício de suas ações, e diminuindo o ciclo de venda
5)Você pode “seguir” o seu público onde ele estiver
Se você trabalha na área de marketing ou vendas, já deve ter ouvido falar que um potencial cliente precisa estar em contato com a sua comunicação pelo menos 7 vezes antes de decidir pela compra de seu produto ou serviço.
Muitas vezes isso acontece por que o seu potencial cliente ainda não conhece, gosta ou confia em você.
O problema é que segundo um estudo realizado pela empresa Hubspot, líder em software de automação de marketing, 98% dos visitantes de seu site nunca mais retornarão após a primeira visita….
Ou seja, quando você atrai potenciais compradores para o site de sua empresa por exemplo, a GRANDE MAIORIA das pessoas, não só não irá comprar naquele momento, como nunca mais irá voltar……
A boa notícia é que existem algumas formas de continuar se comunicando com essas pessoas:
Você pode por exemplo obter seus dados de contato, como nome e email em troca de um conteúdo de valor, como um ebook, video, checklist, etc…. e enviar na sequência uma série automática de emails, nutrindo seu potencial cliente com um conteúdo que ajude a
Outra forma é através de um recurso existente nas principais plataformas de publicidade online, chamado de Remarketing.
O remarketing permite que você mostre seus anúncios para pessoas que já clicaram já visitaram o seu site. Quando elas saem do seu site, elas passam a ver o seu anúncio em outros sites.
Dessa forma você consegue “seguir” seus potenciais cliente, e mostrar a sua comunicação diversas vezes, até que eles esteja pronto para comprar ou se cadastrar em sua lista.
6)Você pode testar
Uma das grandes vantagens de realizar ações de marketing digital, é que você pode testar.
Você pode por exemplo criar um anúncio no Google ou Facebook, e em pouco tempo saber se o seu anúncio está ou não dando retorno. E se não estiver, você pode imediatamente parar de exibi-lo, sem ter que romper qualquer tipo de contrato ou ter algum desperdício de material.
Você pode testar um email, uma página, uma chamada, uma imagem, um vídeo… tudo o que você quiser.
Algo que seria mais difícil ou até impossível com ações de marketing tradicionais (não digitais).
7)Seus competidores irão fazer
Se as outras 6 razões não foram suficientes para convencer você a investir em marketing digital, talvez esta seja:
Assim como você, os seus concorrentes também estão revendo seus investimentos em marketing, e gradativamente irão migrar para o marketing digital (se é que já não estão), atraindo potenciais clientes, se relacionando e se posicionando como referências em seu mercado.
Sua empresa está preparada para ficar de fora e correr o risco de perder clientes para seus concorrentes?
Espero que estas 7 razões, sejam suficientes para você começar ou intensificar o marketing digital de sua empresa.
Por: Arnaldo David publicado em geraclientes.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário