terça-feira, 27 de outubro de 2015

STARTUPS E EMPREENDEDORISMO

           Tudo nasce com uma ideia, com um desejo de melhorar o mundo, de dar sua contribuição, para deixar uma marca ou um legado, seja como for. Para isso, as pessoas empreendem, dentro das suas profissões, criando, inovando e buscando negócios que podem prosperar. Se alguma dessas atribuições faz parte do seu perfil, seja bem vindo ao mundo dos empreendedores, pessoas que criam tanto a ponto de criar dentro das suas próprias criações, não tem medo de tentar, errar e acertar e convivem com todo tipo de incertezas.



           O mundo dos negócios vive em constante evolução, atualmente, se ouve falar das STARTUPS, que são empresas jovens, com até quatro anos de fundação, com características de inovação e crescimento acelerado. Uma startup também pode ser considerado um negócio de extrema incerteza, visto que trabalham com princípios como “fazer diferente e melhor” ou criar algo do zero. Uma boa comparação é que uma startup é a metade do caminho entre uma ideia e a consolidação de um negócios, criando algo que funciona e que as pessoas querem consumir.

           Abrir um negócio startup, é misturar conhecimento com ação, normalmente por uma causa,  ou um proposito maior. Isso não significa que uma pessoa não possa abrir uma startup sozinha, o que acontece é que normalmente objetivos comuns se juntam em prol de uma causa, bem como a complementação de conhecimentos e habilidades.

           Existem várias características que destacam uma startup de um negócio, dentre elas, precisam em primeiro lugar ser flexíveis, pois a necessidade de diferenciação, novas leis e crises, são fatores que mudam o jogo a todo momento, fora o risco constante de estar trabalhando com algo inovador. Outra característica é entregar seu produto facilmente em vários lugares, para isso, a solução criada pela startup deve ser repetível, de preferência, de forma automática, pois isso fara com que o modelo de negócios cresça rapidamente.

           Todo negócio onde é criado algo novo ou diferente necessita de um prazo para validação, que é quando o produto ou serviço é colocado em teste, ou seja, se as pessoas vão gostar ou não da solução, só depois do período de validação é que uma startup vira negócio.  Só depois de diminuir os riscos, devido ao desenvolvimento, crescimento e consolidação que podemos considerar a startup um negócio, por isso, torna o modelo de alto risco, podendo inviabilizar a ideia ou se tornar uma gigante, há várias empresas com valor de mercado superando a casa de bilhões, inclusive no brasil.

           Criar uma startup pode ser uma ótima alternativa para colocar uma ideia em pratica, existe muito conteúdo na internet, vídeos, blogs e canais próprios voltados a causa do empreendedorismo e as variadas formas de como empreender. Para saber mais sobre o assunto, estará acontecendo em Cerro Largo, no dia 09 de novembro, um workshop gratuito com especialistas conhecidos nacionalmente, é uma ótima oportunidade de agregar conhecimento na área.

Projeto StartGO

Autor: Rodrigo J Heckler 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...