Apesar de novo no Brasil, a palavra startup é adotada há décadas principalmente nos EUA, onde a cultura empreendedora é avançada, mas o termo ganhou força em países emergentes, como o Brasil, durante a bolha da internet (entre 1996 e 2001), quando várias empreendimentos.com nasceram, essas empresas se destacaram pelo modelo de monetização, ou seja, gerar dinheiro, principalmente com replicação da idéia, o que se tornou uma das principais características do modelo de negócio. O que também caracteriza o modelo é ser uma empresa jovem, ter uma idéia inovadora e com potencial de crescimento ilimitado, o que na prática nem sempre acontece e muitas idéias e seus devidos modelos ficam pelo caminho.
A evolução das startups esta ligada a diferentes eras tecnológicas, portanto, são sinônimos de trazer ao mercado diferentes maneiras de resolver problemas. Por exemplo, recentemente, em janeiro de 2014 foi lançado um aplicativo de segurança gratuito para plataforma android chamado Psafe Total, rapidamente a startup fundada no Brasil teve seu produto bem avaliado por sites que recomendam softwares e pelos seus 50 milhões de downloads, que colocaram o aplicativo como um dos mais baixados, isso fez com que o modelo de negócios atraísse investidores para ampliar o negócio para outros países da América latina, recentemente, em apenas 16 meses após seu lançamento, a empresa foi avaliada, com valor de mercado, em 1 bilhão de reais.
As incertezas também fazem parte desse mundo, e como não há garantia que alguém compre sua idéia, se vê todos os dias notícias de empreendimentos abandonando idéias ou falindo, já outras se adaptam e outras recomeçam do zero, aprendendo com o próprio mercado, renascendo como gigantes.
Enquanto escrevo esse artigo, ideias estão sendo amadurecidas, reuniões sendo feitas em quartos apertados, em intervalos de aulas de faculdade ou em reuniões com amigos, algumas dessas idéias serão soluções que eu ou você talvez venhamos a utilizar para resolver problemas, para facilitar a vida ou simplesmente para nos entreter, quem sabe. O que sabemos, é que devemos as inovações do presente e do futuro a esses modelos de negócios que a cada dia estão melhorando sob todos os aspectos, em breve, certamente vamos ver seus nomes e marcas por ai e ficaremos maravilhados pela sua criatividade e capacidade de ver a mesma coisa sob outro aspecto.
Autor: Rodrigo J Heckler
Nenhum comentário:
Postar um comentário