terça-feira, 3 de novembro de 2015

A TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS – PARTE 02


Os grandes nomes das relações humanas
           Agora que já exploramos alguns dos fundamentos teóricos da abordagem da relações humanas para a gestão, vamos explorar dois dos pensadores mais importantes nessa categoria começando por  Elton Mayo.

           Elton Mayo foi um professor de Harvard que teve um enorme interesse na obra de Federico Taylor. Ele estava interessado em aprender formas de aumentar a produtividade. Em 1924, Elton Mayo e seu protegido Fritz Roethlisberger receberam um subsídio pelo Conselho Nacional de Pesquisa (NRC) da Academia Nacional de Ciência para estudar a influencia da iluminação na produtividade dos trabalhadores na Western Electric Company em Hawthorne . Os experimentos de Hawthorne ficaram conhecido como uma série de experiências sobre relações humanas realizadas entre 1924 e 1932 em Hawthorne na Western Electric Company em Cicero, Illinois.


Estudo da iluminação
           O primeiro estudo em Hawthorne foi projetado para testar explicitamente vários níveis de iluminação e como os diferente níveis de iluminação afetavam a produtividade dos trabalhadores. A hipótese inicial do estudo era de que o aumento da iluminação provocaria um aumento da produtividade do trabalhador. O oposto foi também previsto, com a diminuição da iluminação, a produtividade dos trabalhadores também diminuiria. O objetivo por trás do estudo era de que se comprovasse essa teoria, demonstrariam a importância da iluminação artificial, e assim organizações em todo o país adotariam a iluminação artificial no lugar da iluminação natural para garantir a produtividade do trabalhador.
 Western Electric Company localizada no bairro de Hawthorne, em Cicero, Illinois próximo a Chicago

           A pesquisa começou no outono de 1924 e continuou até a primavera de 1927 com três diferentes grupos de trabalhadores colocados para exercerem atividades iguais sobre diferentes iluminações. Os pesquisadores ficaram perplexos com as conclusões. Não importava se aumentavam ou diminuíam as luzes, a produtividade aumentou igualmente para todos os casos. Esta conclusão continuou válida até mesmo quando reduziram a iluminação tanto que os trabalhadores mal podiam ver.

           Os pesquisadores mais tarde perceberam que a iluminação não afetava a produtividade, mas sim a presença dos pesquisadores que acabava influenciando os trabalhadores pela atenção que era dada a eles. Este incidente foi denominado de o Efeito Hawthorne.


Estudo das relés
           A fim de esclarecer ainda mais o impacto de uma variedade de fatores na produtividade, um segundo conjunto de testes foi realizado para avaliar os períodos de descanso em relação às horas de trabalho sobre a produtividade. O objetivo deste estudo era determinar como a fadiga influenciava a produtividade do trabalhador. Seis mulheres operárias se voluntariaram para participar do estudo conjunto. Foram feitos exames físicos no início do estudo e em seguida, de seis em seis semanas, a fim de assegurar que a experiência não fosse afetada pela saúde das mulheres.

           As seis mulheres foram isoladas em uma sala separada, longe dos outros trabalhadores, a fim de facilitar as medições e simular as condições experimentais na produção, como a qualidade do trabalho, temperatura, umidade, etc... A tarefa específica imposta no teste conjunto era de manusear interruptores eletromagnético conhecidos como “relés” que eram constituído por 35 partes.

           Os experimentadores introduziram uma série de alterações ao ambiente dos trabalhadores que eram influenciados por: pagamentos de taxas, gratificações, iluminação, dias úteis encurtados/semanas, períodos de descanso, etc ... Surpreendentemente, não importava o que os pesquisadores fizessem, a produtividade aumentava. Na verdade, a produtividade aumentou mais de 30 por cento durante os primeiros dois anos e meio do estudo e, em seguida, estabilizou durante o período dos ensaios. Os exames feitos a cada seis semanas mostrou também que as mulheres tinham melhorado a saúde física e tornaram-se mais durante o período do estudo. Além disso, elas expressaram aumento da satisfação no trabalho.
Em Western Electric Company, mulheres participaram de experimento que avaliava a produtividade sobre diferentes condições de descanso


           Mais uma vez, os pesquisadores ficaram perplexos e rapidamente tentaram determinar o que estava causando o aumento da produtividade. Os pesquisadores descartaram todas as condições manipuladas e focaram-se em algo consideravelmente mais intangível: as atitudes dos funcionários.

           Os estudos de Hawthorne e a pesquisa de Mayo e Roethlisberger alteraram completamente a maneira de como as organizações pensam sobre os trabalhadores. Ao contrário da perspectiva de Taylor, Mayo e Roethlisberger sentiram que as relações interpessoais eram importantes. Além disso, eles sentiram que a sociedade foi constituída em grupos e não apenas os indivíduos. Os indivíduos não agem de forma independente com seus próprios interesses, mas são influenciados por outros, e a maioria das decisões dos trabalhadores são mais emocionais do que racionais. Não se pode superestimar a importância acadêmica que Mayo e Roethlisberger tiveram na teoria de gestão organizacionais. No geral, estes estudos demonstraram a importância que a comunicação exerce para as interações subordinado-supervisor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...