segunda-feira, 30 de novembro de 2015

COMO LIDAR COM OS SÓCIOS

           Manter uma boa relação com seus sócios é fundamental para preservar a afinidade e comprometimento mútuo com o negócio. O mercado é bastante dinâmico e o seu sócio hoje pode se tornar seu concorrente amanha, migrando para outra empresa ou começando um negócio próprio. Por este motivo que é importante saber lidar com sócios tanto novos, como antigos.



1. Escolhendo um sócio

           Muito além da afinidade, é preciso levar em consideração outros fatores, como por exemplo o custo-beneficio, currículo e histórico para avaliar como será a relação profissional  e o vínculo entre o perfil da pessoa e a empresa.


2. Determine limites no ambiente de trabalho

           Para evitar surgimento de desentendimentos futuros, é importante estabelecer normas de comportamento em um escritório, onde obviamente deve ser diferente da maneira que se deve comportar em uma festa ,por exemplo.


3. Amigos, amigos... negócios a parte (ou não)

           Não é necessário preservar uma amizade fora da empresa, porém é um fator que pode facilitar na relação e convivência dentro do trabalho. Sendo os sócios amigos, é mais fácil transmitir ideias, discutir e planejar estratégias da empresa.


4. Defina objetivos em comum

           Opinar e discordar faz parte da relação entre sócios, mas quando o assunto é objetivos da empresa, ambos devem concordar. Se cada sócio possuir divergências de opinião em relação ao objetivo da empresa, que deve ser claro e conciso, então dificilmente a empresa chegará em algum lugar dessa forma, ou chegará, mas não com todos os sócios.


5. Determine a função de cada um

           A hierarquia deve ser preservada, sendo o sócio o melhor amigo do chefe da empresa ou não, ele deverá obedecer e respeita-lo dentro da empresa tal e qual for seu cargo.

Saiba mais sobre à gestão de recursos humanos

6. Ouça a opinião de outros

           Saiba ouvir e respeitar a opinião de seus sócios e colaboradores. Por mais que você discorde, ouvir e respeitar que a opinião de outros é saudável e também, porque não, produtivo se você saber escutar e extrair novas ideias muitas vezes necessárias para a empresa se renovar.


7. Crie regras

           Pequenos problemas do dia a dia, como atrasos em reuniões, organização e problemas informais podem ser bastante estressantes e desgastantes. Para isso, é necessário criar  regras internas para melhorar o convívio. Normas simples como manter o escritório organizado e cumprir os horários, podem ajudar a diminuir as discussões desnecessárias e focar as energias nos objetivos da empresa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...